terça-feira, 7 de março de 2017

FÁBRICA DE SONHOS - CAPÍTULO 02


As 'Âncoras' que não travam, mas impulsionam!!!

Eu sou tomado por âncoras. E todos nós somos, e muitas às vezes sequer sabemos. Obviamente que não me refiro as âncoras do barcos e navios, refiro-me as âncoras instaladas durante toda a nossa vida que nos remetem à uma lembrança, à um sentimento, à uma ação ou reação. Na programação neuro-linguística, a ancoragem se refere ao processo de associar reações internas com algum gatilho externo ou interno porque assim, prontamente, podemos acessar essa reação de novo. Todos os meus trabalhos e até mesmo a partir do momento em que eu acordo diariamente procuro buscar estas ancoras para que o meu dia já comece com um sentimento de otimismo, de alegria e confiança.
Existem muitas âncoras positivas, no entanto, muitas âncoras negativas são instaladas de forma sistemática e é tão mecânica que sequer sabemos que elas ali estão, mas que de fato, terão influência direta em nossas vidas sem que saibamos. Por exemplo: Um homem de barba, grisalho, com os dentes suavemente separados xinga o seu pai no trânsito. Somos crianças, e do banco de trás do veículo visualizamos aquela pessoa se expressando de forma violenta contra esta pessoa que amamos tanto. Nosso inconsciente registra aquele fato para sempre, embora isto aconteça de forma automática.

Anos mais tarde, sou um jovem ou adulto, e me deparo com uma pessoa com alguma caracteristica fisica daquele homem.
Eu não sei que está imagem ficou guardada de forma negativa em minha mente, mas de imediato eu penso: “- Meu santo não bateu com o santo deste cara!!!” MENTIRAAAA!!!
Não existe esta história de “o meu santo não bater...” Meu inconsciente guardou o sentimento daqueleeee dia, lá atrás e imediatamente me trouxe o sentimento ruim, uma sensação nada positiva em relação aquela pessoa em questão.
Quem que quando ouve a trilha do PLANTÃO DA GLOBO não pensa: “- QUEM MORREU???” ou “ - Ihhh deu merda!!!” Nosso cérebro já guardou essa âncora. A Globo instalou e você sempre vai associar isso a uma notícia ruim.
Telefone tocando de madrugada??? Notícia ruim.
É natural que ouçamos determinadas músicas e estas nos levem para lembranças. Boas ou ruins, elas existem. Basta você pensar agora. Tente aí. Determinada música te leva imediatamente a algo muito bom ou muito ruim.
Tenho uma passagem que seria engraçada se não fosse trágica. Bem da verdade hoje já ressignifiquei e conto em minhas palestras e workshops sem problema algum.


Meu pai se tornou um anjo em 25 de fevereiro de 1992. Seguramente o dia mais triste da minha vida. Lembro que procurava não chorar muito em frente da minha mãe. Queria parecer forte. Lembro do cheiro de cedro, das pessoas, do dia de céu azul e calor que fazia e lembro de uma frase muito marcante:
Enquanto velávamos meu pai, já próximo do horário do sepultamento um senhor da funerária chegou perto de mim e da minha mãe e perguntou: “ - Posso fechar??? (o caixão!!!)”
Levantei os olhos e respondi: “- Sim, pode.”

Nos despedimos e foi a última vez que vi o rosto do meu velho e amado pai.

Pois o tempo passou e alguns anos mais tarde uma empresa norte-americana de sanduíches rápidos chegou ao nosso país. E eu, lógico, fui conhecer. Eis que estou lá escolhendo os ingredientes do meu sanduíche e chega em determinado momento que a atendente me olha e pergunta: “ - Posso fechar??? (o sanduíche!!!) Querido leitor, imediatamente lembrei do agente funerário me perguntando a mesma coisa anos atrás. Enchi os olhos de lágrimas e paralisei. A atendente sem saber o que fazer me falou: “ - Se o senhor quiser posso colocar mais alguma coisa. Não chore por favor...” Tadinha.

Ela não teve culpa. Mas sem querer disparou um âncora negativa que eu tinha. Hoje eu conto esta passagem e as pessoas dão risada. E eu também. Foi uma âncora que passou por minha vida e eu consegui dar-lhe um novo significado.
Mas é óbvio que existem muitas âncoras positivas.

Por exemplo: Quem nasceu antes de 1990 e ouve aquele “tantantan... tantantan... tantantan...” do Hino da Vitória lembra automaticamente do brasileiro Ayrton Senna. Ele foi o maior piloto de Fórmula 1 de todos os tempos. Morreu em 1994 em um curva chamada Tamburello no Circuito de Ímola, na Itália.
Quem ouve a música “I will survive” automaticamente lembra de “Priscilla, a rainha do deserto” e das drag queens que fizeram aquele filme.

E assim foram instaladas âncoras em nossas vidas. Por isso que aberturas de programas de televisão ou rádio, vinhetas de filmes e tudo mais são escolhidas de forma muito criteriosa. Cada situação é uma âncora que ficará guardada em seu inconsciente e que será disparado a qualquer momento.


Os exemplos são diversos. Músicas características de jornadas esportivas. Gritos de gol personalizados por cada narrador. A Marcha nupcial, a música “My heart will go on” de Celine Dion nos traz de forma automática Jack e Rose no filme Titanic e os braços abertos em uma cena clássica do cinema mundial.
Cada casal tem a sua âncora, ou seja, as suas músicas. E elas chegam também de forma inesperada e ficam para sempre incrustadas em nossas memórias. Lugares, aromas, imagens, músicas...
Eu tenho o hábito (vamos falar mais sobre isso mais pra frente...) de por exemplo, iniciar todos os meus workshops ou palestras com um determinado vídeo e com uma determinada música. Ambos mexem com o meu estado interno. Transformam a minha capacidade, me enchem de motivação e de entusiasmo. É comum em festas noturnas/baladas determinadas músicas mexerem mais com o público e é claro, o DeeJay sabendo disso, coloca em sua programação aqueles sons que despertam sentimentos em mais pessoas de tal idade.

Existem âncoras que podem ser instaladas por todos nós. Cada um de nós, com um mínimo de conhecimento já consegue por exemplo, transformar em positivo o tal “tema de casa” para seus filhos. Os pais, podem despertar com diversas formas de atuação ou palavras um sentimento bom a partir do tema durante sua execução ou concluído.
Eu confesso, que errei muito com meu filho, hoje com 10 anos, por não ter tido este conhecimento antes. Palavras erradas nas horas erradas. Comportamentos errados em horas erradas. Tudo isso fica guardado pra sempre, e tenho certeza, que ali na frente terei este compromisso de ajudá-lo na ressiginificação de alguns fatos já ocorridos, e que infelizmente, não tem volta. Não existe o que fazer senão em outra oportunidade ajudá-lo a dar um outro sentimento a uma situação igual ou parecida.
Bem, minha dica é que nós mesmos saibamos que é possível instalarmos em nós mesmos âncoras positivas. Músicas, palavras, sons específicos, imagens, tudo pode ser utilizado para que tenhamos um novo comportamento que mais ali na frente pode se transformar em um hábito e assim me levar a uma melhor condição de vida. Utilize-se desta ferramenta tão importante e com resultados imediatos na sua vida e na vida de cada um que compartilha dos seus momentos.

Acorda de mau-humor??? Escolha uma música que te deixa feliz, alegre e coloca de despertador no teu celular. Entra no carro ou coloque os fones de ouvido e ouça bem alto. Mude seu estado interno.
Agora, se você não se importa de acordar desta forma e não quer mudar isto, aí é uma escolha sua.
Enfim, qualquer situação que você identifique que ocorre de forma que pense: “ - Eu não sei porque estou assim..” ou “ - Eu não sei porque ajo desta forma...” Dê uma olhada com carinho e mude isso para que seus dias sejam beeeeeeeeeeem melhores. Com certeza, estar de bem consigo mesmo também é uma forma de atrairmos boas energias na busca de nossos sonhos.


Nenhum comentário: